quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Eventos corporativos combinam com... qualidade de vida!



gerente eventos Pablo Sainz Fuentes
Um  estudo  apresentado  no  início  do  ano  2012  pela Amadeus  - www.amadeus.com  destaca que, atualmente, nos países emergentes, 71% das pessoas que viajam para reuniões de negócios complementam suas atividades profissionais com opções de lazer. E teria sido observada, ainda, uma tendência de forte crescimento nesse sentido.

A ideia de acrescentar valor cultural e diversão às viagens de trabalho vem sendo não só aceita, mas estimulada por algumas empresas no mundo todo. Viagens de trabalho costumam ser cansativas e desgastantes para funcionários e executivos, mas essa situação pode ser amenizada com um pouco de senso de oportunidade.

Incentivar a combinação de trabalho com lazer parece fazer parte cada vez mais de um processo de amadurecimento de grandes empresas e instituições, e essa nova mentalidade estaria tomando conta dos eventos corporativos. E o que é mais importante: esse processo estaria sendo visto como algo benéfico que em nada afeta os resultados corporativos.

Uma rápida olhada em programas, relatórios e publicações relativas a eventos nacionais e internacionais nos permitiria acompanhar esta tendência que deverá se consolidar nos próximos anos. Viagens de trabalho que incorporam qualidade de vida, ao que tudo indica, uma feliz reinvenção do setor de eventos e turismo.

2 comentários:

  1. Há alguns anos, profissionais era mal vistos quando se aproveitavam da oportunidade de viajar a trabalho e "curtiam" fora do seu "expediente" uma programação cultural, visitação da cidade receptora, entre outras ofertas turísticas. Uma visão tacanha e hipócrita por parte de outros profissionais que julgam que só de estar viajando, já deveria ser uma fuga da rotina,que é antiproducente, criticavam e atacavam. Hoje, mais do que agregar valor, gerar divisas e acesso à cultura, gera também melhores resultados profissionais, satisfação. Lucram todos, empresas, empregadores, empregados, negócios, projetos, parcerias... Empresas que não só investem e incentivam, tem em suas estatísticas a melhoria nos processos, nas relações comerciais e principalmente humanas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo teu comentário, Alexandre, e pela tua excelente visão. Concordo que aproveitar essas oportunidades de forma saudável termina agregando valor a todos e gera motivação e melhores resultados profissionais. Mas temos que aproveitar de forma responsável, e evitar a tentação de priorizar o lazer e não o trabalho. A ideia é complementar as nossas atividades profissionais, e não o contrário.

      Creio que ainda teremos que a andar muito nesse caminho, mas confio em que o futuro possa nos reservar prazerosas viagens de trabalho. Os primeiros passos já estão sendo dados, e isso é o mais importante.

      Excluir