quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Profissionais de eventos que se trocam por + R$ 10

"...e ficou o cão sem uma e sem a outra."
"Um Cão passava por um rio com um pedaço de carne na boca, e vendo no fundo da água a sombra da carne maior, soltou a que levava nos dentes, por pegar a que via dentro da água. Porém como o rio levou para baixo a verdadeira, levou também a sombra e ficou o Cão sem uma e sem a outra." (O Cão e a carne - Fábula de Esopo)

A história do cão da fábula de Esopo se repete no dia a dia de muitos profissionais de eventos, principalmente aqueles que trabalham como autônomos, conhecidos como "freelancers" ou "freelas", que por vezes são contratados para um serviço e um ou dois dias antes ligam inventando uma desculpa para avisar que não poderão trabalhar. O motivo real não contam, mas todo mundo sabe: arrumaram outro "job" onde vão ganhar um pouco mais.

Trocar serviços dessa forma infelizmente é usual no nosso ainda pouco profissionalizado setor de eventos. É uma espécie de leilão de mão de obra barata, é a lógica do "quem dá mais", um comportamento que gera inúmeras dificuldades para o próprio setor e que se reverte direta e indiretamente de forma muito negativa contra quem assim se comporta.

Muitas vezes esses profissionais nem tem noção do quão mal vistos são pelo próprio mercado, e nem imaginam que poucos acreditam nas suas desculpas esfarrapadas. E é curioso vê-los retornar pouco tempo depois ao "lugar de origem", querendo saber por que não estão sendo chamados para novos trabalhos: "ooooooi, miga, vocês nunca mais me ligaram, não está tendo eventos?"

Nem é preciso mencionar as inúmeras dificuldades que essas trocas de última hora de profissionais contratados gera para os organizadores, chegando por vezes a comprometer o sucesso do evento. Os prejuízos são tantos que vale a pena na maioria dos casos não contar mais com esse tipo de pessoas para outros eventos, mesmo que sejam experientes e tecnicamente capacitadas.

O alívio para esse e outros problemas no setor de eventos nos chega com a tendência que se observa de uma maior profissionalização do nosso mercado. Centenas de novos profissionais de eventos se formam cada ano em instituições de ensino superior e técnicas, e os níveis de exigência de clientes, fornecedores e empregadores em geral vêm aumentando significativamente.

Por isso, se você é um desses profissionais de eventos que se comporta como o cão da fábula de Esopo, saiba que você, como ele, está se arriscando a perder não só um, mas os "dois" pedaços de carne. Lembre que atitudes como essas podem estar com os dias contados no nosso setor, e pense bem antes de quebrar um compromisso profissional assumido para levar como vantagem apenas "uns mísseros trocados a mais".

[ESPANHOL >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário