segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Motivação profissional e compromisso com a empresa passaram a ser qualidades mais importantes do que boa aparência e um ótimo currículo

Foto: Usain Bolt - Divulgação

Passou o tempo em que um rostinho bonito ou aquele corpinho sarado garantiam a contratação de alguém que quisesse trabalhar em eventos. Essas características físicas e outras, como um currículo recheado de títulos e experiências, ainda têm seu valor profissional, mas vem cedendo lugar a outros atributos.

Motivação profissional e compromisso com a empresa, por exemplo, se encontram entre as virtudes mais desejadas pelos empregadores. O problema é que não adianta falar "eu sou motivado e comprometido", pois esses são atributos que terão de ser mostrados no dia a dia. E não pense que é fácil!

Ser motivado profissionalmente implica iniciar e manter determinadas ações que na maior parte das vezes não são escolhidas por você e nem são um interesse específico seu, e sim do empregador. Compromisso, por sua vez, significa cuidar dos interesses do empregador tanto quanto você cuida dos seus. E sei que você vai concordar comigo: isso não é nada fácil!

Não esqueça, por outra parte, que motivação e compromisso são qualidades que só se obtêm com constância e sacrifício, e apenas sobreviverão se forem corretamente incentivadas. Por isso, sinta-se privilegiado se possuir essas virtudes, e não abra espaço para ações contrárias que possam lhe desanimar, como cansaço, monotonia, incompreensões, desilusões e fofocas.

Mas se o seu objetivo é o crescimento profissional, não há outro caminho senão investir nesses dois importantes atributos. Coloque-se no lugar do seu líder ou seu empregador e tente ser o profissional que eles precisam. Você não conseguirá mostrar avanços significativos da noite para o dia, mas logo vai perceber o quanto você passará a ser respeitado profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário