quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Coordenador de Eventos entre as profissões mais estressantes


coordenador evento estressante
René Portocarrero
Recebi, por indicação do bom amigo e colega Sid Félix, da página Profissionais de Eventos (PDES), o link de uma pesquisa recentemente publicada nos Estados Unidos e que demonstra algo que todos nós, profissionais de eventos, não apenas sabemos, mas sentimos “na pele”: a nossa é uma das profissões mais estressantes que existe.

Segundo a pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo site CareerCast e publicada também no Brasil pela revista Exame, a profissão de “coordenador de eventos” estaria na 6ª colocação entre as mais estressantes de 2012, atrás somente de: soldado alistado, bombeiro, piloto de avião, general militar e policial.

Entre os critérios utilizados na pesquisa para determinar o nível de estresse encontravam-se: competitividade, prazos de execução, potencial de crescimento, quantidade de viagens, esforço físico, interação com público, condições ambientais, riscos no trabalho e riscos para a vida de outras pessoas ou para a própria vida.

O “mérito” pela 6ª colocação (se é que poderíamos chamá-lo de mérito), não se restringe apenas aos “coordenadores de eventos”, termo empregado pela pesquisa. Deverá ser extensivo a todos os profissionais do setor, sejam promotores, produtores, coordenadores, supervisores, diretores, gerentes, gestores ou qualquer uma das tantas denominações que os profissionais de eventos recebem, e deverá se estender também, por que não, aos nossos colegas fornecedores.

Deve ser motivo de orgulho, sim, saber que prestamos os nossos serviços nos submetendo a elevados níveis de dificuldade, e nesse sentido a pesquisa torna-se um reconhecimento ao belíssimo trabalho que realizamos. Mas deverá servir também como mais um alerta para todos os profissionais de eventos, diante da necessidade de aprendermos a lidar com situações extremas, cientes de que o estresse, se não for bem administrado, poderá afetar a nossa saúde.

Ver matéria publicada sobre o assunto pela revista Exame >>>

2 comentários:

  1. Precisa ser melhor remunerada tb!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo também, "Anônimo". Falta uma melhor remuneração no nosso setor. Mas considero que avançaremos nesse sentido na medida em que consigamos nos profissionalizar cada vez mais.

      Os novos cursos técnicos e universitários em gestão de eventos, a consolidação no mercado de eventos de empresas sérias e melhor estruturadas, a divulgação consistente do nosso trabalho, entre outras ações, permitirão que os profissionais de eventos passemos a ser vistos com um olhar cada vez mais profissional, e isso vai se reverter naturalmente em um aumento da remuneração.

      É nesse sentido que estamos direcionando os nossos esforços, e esperamos poder contar para isso com a colaboração de todos os profissionais de eventos, tanto aqueles que se dedicam à função em tempo integral quanto aqueles que utilizam a profissão como complemento das suas rendas.

      Abraços e obrigado pelo seu comentário!

      Excluir