terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Eventos corporativos e infraestrutura hoteleira

eventos corporativos infraestrutura hoteleira FJ Producoes
Campanha de doação de órgãos do Min. Saúde
Embora concebida na maioria das vezes para atender o turismo tanto nacional quanto internacional, a infraestrutura hoteleira existente no Brasil tem se mostrado bastante receptiva à industria dos eventos corporativos.

O mercado desse tipo de eventos passou a depender cada vez mais da infraestrutura hoteleira, mas encontra dificuldades motivadas pela carência de espaços físicos apropriados e pela pouca disponibilidade de hospedagens em determinados períodos do ano.

Muitos eventos corporativos vêm sendo cancelados ou forçados a mudar de data ou de local diante da dificuldade de contratação de espaços físicos para sua realização, situação que costuma se agravar no segundo semestre de cada ano, quando a concentração deste tipo de eventos aumenta de forma significativa, sobretudo nas principais capitais do país.

Recentemente, o Ministério do Turismo anunciou uma estimativa de investimento de 10 bilhões na construção de 324 novos empreendimentos hoteleiros até o ano 2019, mas essa previsão não deverá satisfazer o mercado, pois se mostra insuficiente para atender a demanda crescente no setor hoteleiro nacional.

Enquanto isso, e diante do substancial aumento da demanda hoteleira motivada pela realização nos próximos anos dos já anunciados megaeventos esportivos, resta às empresas de eventos e seus clientes a certeza de uma disputa ainda mais acirrada pela contratação de espaços físicos e hospedagem para a realização dos seus eventos corporativos.

2 comentários:

  1. Ótimo artigo, fica a esperança e a expectativa que tais recursos sejam prontamente aplicados na construção de empreendimentos hoteleiros. Assando a sardinha para Brasília, essa decisão é retroativa. Há anos temos um déficit de unidades habitacionais hoteleiras, comprometendo agendas de compromissos, inviabilizandos mais de dois grandes eventos por essa carência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alexandre. Eventos corporativos vem atraindo cada vez mais o interesse dos empreendedores no ramo do turismo, acompanhando em grande medida as estatísticas que mostram que o turismo de eventos garante rendas superiores a outros tipos de turismo, entre outras coisas pelo fato de que esses turistas "de eventos" chegam geralmente parte das suas despesas previamente pagas por patrocinadores ou pelas instituições às quais pertencem.

      Mas serão necessários, sem dúvida, maiores investimentos em infraestrutura tanto no setor hoteleiro quanto no de espaços apropriados para os diferentes tipos de eventos. Os que somos do setor de eventos ou da área de turismo, vivemos a diário a carência significativa desse tipo de infraestrutura apropriada, em vários estados, inclusive Brasília.

      Excluir