segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Itamaraty: a mais “glamourosa” das contas de eventos


eventos corporativos Itamaraty
Cúpula Brasil, China, Índia e Rússia - Palácio Itamaraty

O Palácio Itamaraty, no Ministério das Relações Exteriores, é palco toda semana de vários eventos das mais diversas categorias, que vão desde simples reuniões de trabalho entre diplomatas, cursos, palestras e seminários, até elegantes jantares e recepções oferecidas a excelentíssimos chefes de Estado e de Governo.

Para tomar conta de tantas e tão diversas cerimônias, existe, logicamente, um respeitável Cerimonial; mas para a produção em si dos eventos e a subcontratação dos serviços e sublocação de equipamentos e outros itens necessários, é contratada, mediante licitação pública, uma empresa especializada em eventos.

Desde o fim da Fundação Cabo Frio, em 1994, ocuparam essa distinta função, por diversos períodos, a DMF Congressos, a Aplauso Eventos e a A&C Eventos, todas grandes empresas radicadas em Brasília e que instalaram parte das suas estruturas dentro do próprio Ministério das Relações Exteriores.

Os eventos produzidos por essas empresas no Palácio Itamaraty contam sempre com o sabor especial que lhes confere o refinado mundo da diplomacia; mas os diversos profissionais de eventos que para elas prestam serviços, embora se mostrem orgulhosos por lidar com tanta sofisticação e requinte, sofrem de pressões extremas para colocar em prática as incontáveis exigências dos clientes diplomatas.

Fui testemunha tanto do orgulho quanto do desgaste provocado entre esses profissionais de eventos por tamanha procura pela excelência. Dois anos no cargo de supervisor da A&C Eventos, no escritório da empresa no Itamaraty, me propiciaram parte importante da experiência em eventos que hoje carrego. Ter diplomatas por clientes é sempre uma grande honra, mas é também garantia de trabalho intenso com vistas a satisfazer exigências extremas.

Em dezembro de 2011 foi realizada nova licitação para contratação da empresa que substituirá a A&C Eventos. Até agora não foi definida oficialmente a vencedora, mas seja lá qual for, desejamos à empresa vitoriosa muito sucesso no comando dessa que é, sem dúvida, a mais “glamourosa” de todas as contas de eventos do Brasil.

2 comentários:

  1. Com certeza!!! E imagino o quanto vc deve está com saudades e morrendo de vontade de voltar p/ lá!!! Se estiver tentando!!! torço pela sua vitória!!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço, Angeloex, pelo seu comentário.

    A minha estada como supervisor na A&C Eventos foi uma experiência profissional e pessoal extremamente interessante e gratificante, sem dúvida. Saí dessa empresa em março de 2010, quando ainda ela tomava conta dos eventos no Itamaraty, e fui trabalhar como gerente em uma outra empresa de eventos corporativos, a FJ Produções, com o cargo de gerente da conta do Ministério da Saúde, que desempenho até hoje.

    Mas não, longe de estar "morrendo de vontade" de voltar a trabalhar com eventos no Itamaraty. Sinto-me muito bem realizado na função que ocupo na minha empresa atual, onde sou melhor remunerado, comando uma equipe muito experiente e competente, e onde conto com excelentes oportunidades de crescimento profissional.

    Acredite, trabalhar com eventos no Itamaraty é uma experiência e tanto do ponto de vista profissional, e valeu muito a pena por isso, mas, ao menos no meu caso, de coração, não sinto nem saudades e nem a menor vontade de voltar a trabalhar lá.

    Mil abraços!

    ResponderExcluir