segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Você se acha perfeccionista? Então saiba que Hemingway reescreveu 39 vezes a última página do livro Adeus às armas

Ernest Hemingway
Você é profissional de eventos e sofre por ser perfeccionista? Bom, se serve de consolo, saiba que o prêmio nobel de literatura Ernest Hemingway reescreveu 39 vezes a última página do livro Adeus às armas (trinta e nove vezes!), até se sentir satisfeito. A informação consta em uma entrevista concedida pelo célebre escritor norte-americano ao jornalista George Plimpton, e publicada no The Paris Review, em 1958.

Foi assim, com seu persistente perfeccionismo, que Hemingway nos deixou um legado de vários clássicos entre contos e romances, e é lembrado até hoje como um dos grandes nomes da literatura mundial.

Mas, pelo amor de Deus, se você é um profissional de eventos deverá ter presente que, na sua profissão, nem sempre poderá agir como Hemingway. Se apaixone pelo que faz e tente sempre dar o seu melhor, como Hemingway fazia, mas nunca esqueça que, a diferencia dele, você não contará com "todo o tempo do mundo" para realizar a sua obra.

Eventos acontecem com horas e datas marcadas, e a produção dos mesmos é realizada atendendo a uma sequencia desenfreada de prazos (ou dead lines, como alguns preferem chamar). Eventos envolvem um conjunto de serviços que na maioria das vezes dependem uns dos outros, desde a montagem até o pós-evento.

Como instalar a sonorização se ainda não foi montado o palco? E onde vai posicionar a decoração se nem chegou o mobiliário? Para o sucesso de um evento prazos terão de ser respeitados, e nem sempre sobrará espaço para tamanho perfeccionismo estilo Hemingway. Por isso, deixamos novamente aqui o conselho que já demos em um artigo publicado anteriormente: cuidado para não piorar as coisas ao tentar aperfeiçoá-las.

E a propósito, os convido a ler O sol nasce sempre (Fiesta), do Hemingway, considerado um dos mais belos romances da literatura universal. Trata sobre meia dúzia de expatriados (escritores medíocres e, uma lady, mais ou menos prostituta, quase todos sempre ocupados em fornication and drink), a vida de "cafés" em Paris, e que descreve um dos eventos mais famosos do mundo, as Festas de San Firmino, em Pamplona, Espanha.

Para quem aproveitar a dica: boa leitura!

Artigos relacionados:

[ESPANHOL >>>

4 comentários:

  1. O preço da perfeição é a prática constante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Adriana. E prática constante significa tempo, e tempo é algo precioso demais e geralmente escasso para os profissionais de eventos. Por isso a nossa preocupação no sentido de que a perfeição nunca atrapalhe o sucesso do evento.

      A nossa sugestão é que devemos tentar sempre fazer com que as coisas fiquem boas, e após conseguir isso, tentar aperfeiçoá-las cada vez mais, mas sempre respeitando os prazos necessários para cada fase do evento.

      Mil abraços!

      Excluir
  2. Um grande escritor com toda certeza.... conheço o livro OJardim do Éden...perfeito diga-se de passagem... mas, realmente tenho que concordar né com a parte da matéria que fala que o profissional de eventos não tem tempo hábil pra isso....rsrsr... bjimmmm - adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazos, prazos, prazos... essa nossa vida de pouco tempo e muitos "dead lines"! Quem mandou nós gostar de eventos! rsrsrs.

      Li vários livros do Hemingway (Por quem os sinos dobram, Adeus às armas, O Sol nasce sempre (Fiesta), O velho e o mar, As neves do Kilimanjaro, mas não li ainda O jardim do Edem. Qualquer dia desses leio ele!

      Abraços!

      Excluir