sábado, 15 de dezembro de 2012

Governo de Brasília questiona conceitos de patrimonio mundial que impedem eventos na Esplanada dos Ministérios

Esplanada dos Ministérios, Brasília - Foto: divulgação.

A Esplanada dos Ministérios, cartão postal de Brasília, poderá virar palco de múltiplos eventos culturais, esportivos e sociais. A área forma parte da região compreendida como Patrimônio Cultural da Humanidade, motivo pelo qual apresenta dificuldades para qualquer tipo de mudança, mesmo que tenha como objetivo um melhor aproveitamento por parte da população local.

Mas o governo do Distrito Federal vem costurando um acordo com o Ministério da Cultura e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, para definir fórmulas que permitam uma maior utilização do gramado central da Esplanada. Atualmente, pouquíssimos eventos vem sendo autorizados pelo Iphan nessa área.

Na concepção do Iphan, eventos de grande porte realizados nessa área dificultam a visibilidade da arquitetura da região e agridem o tombamento. Para o governo de Brasília, tombamentos não pode servir de impedimento para a manifestação cultural e o desenvolvimento de uma cidade.

Diante das recentes declarações do superintendente do Iphan, de que proibiria toda e qualquer evento no gramado da Esplanada, o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, reagiu: "Muita gente acha que uma cidade tombada é uma cidade intocável, que ninguém pode modificar. Isso é um erro muito grave", afirmou.

As negociações continuam, enquanto a população da singular capital brasileira aguarda pelo entendimento entre as partes e pela solução mais viável e proveitosa para o coração de Brasília.

[VERSIÓN EN ESPAÑOL >>>

2 comentários:

  1. Respostas
    1. ??? De quem? "Santa ignorância" de quem quer impedir os eventos na Esplanada ou de quem quer que eles aconteçam?

      Excluir