segunda-feira, 26 de novembro de 2012

5 dicas para apresentar entre si os profissionais envolvidos na realização de um evento

Profissionais de eventos se relacionam diariamente com dezenas e dezenas de pessoas, sejam elas colegas de profissão, fornecedores, clientes ou participantes em eventos. O curioso é que muitas dessas pessoas encontram-se pela primeira vez e passam a interagir entre elas precisamente pela intermediação do profissional de eventos, que apresenta uns aos outros, isto é, fornecedores a clientes, colegas a fornecedores, clientes a colegas, fornecedores a outros fornecedores, e assim por diante.

O profissional de eventos conhece e tem o dever de fazer com que as diferentes pessoas envolvidas na realização de um evento se conheçam entre si. Mas será que ele faz essa importante interação de forma profissional? Será que sabe realmente o modo mais apropriado de apresentar umas pessoas às outras?

Quatro regras básicas e simples podem ser úteis na hora de uma apresentação, lembrando que quem apresenta deverá identificar a pessoa mais “importante”, a pessoa que queremos "destacar” nesse ato, e é a essa pessoa a quem apresentamos a outra ou outras.

Sempre que possível, deveremos agir respeitando a seguinte gentileza:

1) apresente a pessoa que não é autoridade à autoridade;
2) apresente o subordinado ao seu chefe ou pessoa de maior hierarquia;
3) apresente a pessoa mais jovem à pessoas mais velha;
4) apresente o homem à mulher;

Claro que essas quatro opções são apenas uma referência básica e nem sempre se apresentam tão simples assim:

·      Se o homem é uma autoridade e vamos apresentá-lo a uma mulher, predomina a 1ª ou a 4ª regra?

·      Se a pessoa mais jovem tem hierarquia maior que a pessoa mais velha, prevalece a 2ª ou a 3ª regra?

Bom, nada que o bom senso e a habilidade do apresentador não possam solucionar. Aí vale ter em conta quão grande assim é a diferencia de idade entre eles, quão importante é realmente a autoridade, etc. Às vezes uma diferença de idade muito significativa pode levar a que apresentemos um jovem chefe a um subordinado idoso, por exemplo, fazendo predominar assim a 3ª regra sobre a 2ª.

E tão importante quanto essas gentis formalidades é:

5) nunca se esqueça, no ato da apresentação, de oferecer a cada pessoa informações sobre a outra, de forma a facilitar o diálogo entre ambos.

Informações do tipo: nome, profissão, função, parentescos, projetos, experiências, preferências, gostos, etc.; assim como destacar algum tema de interesse comum das pessoas apresentadas, contribui para facilitar o diálogo entre elas.

Essas são apenas 5 dicas básicas para a apresentação de pessoas, mas existem muitas outras regras e recomendações que poderão ser encontradas em diversos manuais de boas maneiras e etiqueta ao acesso de uma simples pesquisa na Internet. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário