domingo, 13 de janeiro de 2013

Como a “tensão pré-evento” afeta os profissionais do setor

Reprodução: pintura de Oswaldo Guayasamín

É natural que em profissionais de eventos ocorram mudanças de comportamento, em maior ou menor grau, mais ou menos visíveis, vésperas de acontecer um evento no qual tenham que assumir responsabilidades que demandem energia e concentração fora do comum. É a chamada “tensão pré-evento”, uma espécie de estresse específico que afeta uns mais do que outros, mas afeta praticamente a todos esses profissionais.

Você ouve dizer: “Nossa, fulano está chato hoje!” "Fulano está esquisito!” "Fulano está se achando!" Mas não é necessariamente isso. Esse profissional pode estar apenas um pouco cansado e com o foco voltado para o que está fazendo. Deve estar organizando e repassando constantemente um extenso “check list mental” do qual constam dezenas de compromissos, tarefas e prazos inadiáveis, assim como diversos procedimentos. Um simples descuido ou um pequeno esquecimento podem jogar tudo por água abaixo.

Nessa condição, esse profissional fica aparentemente menos acessível a aquelas conversas supérfluas do dia a dia, se mostra menos interessado por assuntos que o distanciem do seu foco principal, e por vezes a sua habitual convivência social se torna também um tanto prejudicada. Mas não o julgue de forma errada. Ele pode estar fazendo a coisa certa. Tudo vai depender do equilibro ou até da inteligência emocional com que esse profissional possa estar agindo.

Tensão em excesso produz adrenalina além do necessário, levando o profissional a assumir comportamentos inadequados e a tomar decisões equivocadas. Mas a ausência dessa tensão pode se tornar um fator desmotivador que comprometerá em muito o desempenho necessário. Daí a importância do equilibro, da dosagem, da correta administração das emoções, de que tudo aconteça realmente na medida certa.

É isso mesmo, lidar com a "tensão pré-evento" é também uma questão de equilibro emocional, e esse equilibro é mais um dos tantos desafio a serem encarados pelos profissionais de eventos, mais uma das dificuldades a serem vencidas. Por isso, nada melhor do que agir com a natural sabedoria e coragem que caracteriza os profissionais do setor, pois, a final de contas, a "tensão pré-evento" não é para os fracos, ela foi feita, sob medida, para os profissionais de eventos.

[ESPAÑOL >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário