quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Box truss, um grande aliado do profissional de eventos

 

Cada vez mais utilizadas na produção de eventos dos mais diversos tipos e portes, as estruturas debox truss têm se transformado em importante aliado dos profissionais de eventos e seus fornecedores, agilizando o atendimento das mais diferenciadas necessidades estruturais. Por isso, deixo aqui alguns comentários sobre essa interessante estrutura.

O que é box truss?

  • O box truss é uma estrutura modular em formato de treliça, de fácil montagem e manuseio, fabricada em alumínio ou aço carbono de alta resistência.
Modelos:
  • Os quatro modelos básicos mais comercializados se diferenciam pela sua capacidade de carga: Q15, Q20, Q25 e Q30.
  • O Q15 é o mais simples, leve e prático. Não precisa de mão de obra especializada para sua instalação e é utilizado geralmente como suporte para equipamentos leves de sonorização e iluminação, ou como suporte para telas de projeção, pequenos fundos de palco, backdrops, banners e outros tipos de comunicação visual.
  • O Q30, por sua parte, é projetado para suportar cargas mais pesadas e se emprega geralmente para sustentar palcos, passarelas, coberturas, pórticos, tendas e outras estruturas para shows e eventos de mediano e grande porte.
Dicas:
  • Do ponto de vista estético, box truss de formato maior nem sempre aparece bem em estruturas pequenas ou ambientes fechados, estreitos ou com pé direito muito baixo. Nesses casos prefira box truss de formato menor, como o Q15 ou Q20.
  • Tenha presente que, para sustentar fundos de palco, banners, faixas ou outras estruturas de divulgação em lona ou tecido similar, o box truss poderá ser utilizado de forma aparente ou "envelopado", isto é, com a lona ou tecido cobrindo o box truss.
  • Tenha sempre em conta que, embora as laterais do box truss sejam do mesmo tamanho, o desenho das treliças é diferente, sendo esteticamente aconselhável a utilização da treliça em formato diagonal para a parte da frente.
  •  Dependendo da sua destinação, em caso de necessidade o box truss poderá ser substituído por outros tipos de materiais que poderão atender as mesmas necessidades, como metalon, ferro, madeira, etc.
  • O box truss é montado a partir de módulos fixos, com dimensões padrão de 0,5m; 1,0m; 2,0m; etc. Essa peculiaridade deve ser tida presente, pois utilizando esses módulos não será possível confeccionar estruturas com dimensões intermediárias (ex: 6,20m x 3,15m) ou formatos diferenciados.
  • Além dos módulos fixos, que se encontram prontos no mercado para a sua rápida utilização, alguns fornecedores conseguem atender projetos especiais diferenciados com estruturas e módulos de variados formatos, tamanhos e finalidades.
Cuidados:
  • Não utilize box truss de menor capacidade de carga para sustentar estruturas pesadas. Inúmeros acidentes têm acontecido por falta de cuidado nesse sentido.

5 comentários:

  1. Olá Pablo, você pode me indicar literatura a respeito de infraestrutura para eventos, preciso construir um referencial teórico e não encontro livros a respeito. Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eron! Realmente existe pouca literatura publicada sobre esse assunto. Vou pesquisar e compartilhar com você o que encontre nesse sentido. Abraços!

      Excluir
  2. Srs. Pablo e Eron
    Eu também já estou há 01 ano pesquisando e não existe nada de literatura como referências técnicas. Portanto este artigo de Box Truss é um dos que estou utilizando para conhecer o assunto e ter como referências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Wandy, existe muita informação sobre locação e comercialização e pouca sobre orientações para utilização, segurança e tudo mais. :(

      Excluir
  3. Poderia me dizer como sei qual modelo é minha box truss q20 ou outra

    ResponderExcluir