quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Robôs recepcionistas - Será que a moda pega?

Furo-K, robô recepcionista - Foto: Divulgação Portal Terra
Uma centena de robôs recepcionistas deverá desembarcar no Brasil nos próximos dias. Produzidos pela empresa sul-coreana Future Robot, os novos "coleguinhas", que chegam com o sugestivo nome de Furo-K, foram desenhados para prestar seus serviços em feiras, congressos e outros eventos de médio e grande porte, assim como em locais com elevada circulação de público, como shoppings centers, hotéis, estádios, casas noturnas, museus e hospitais.

A novidade, por enquanto, anda despertando mais curiosidade do que preocupações entre os nossos profissionais de eventos. Dependendo da sua utilização, a nova "engenhoca" poderá se transformar num grande aliado dos nossos profissionais, ou então num concorrente de peso em algumas áreas de atendimento ao público.

Mas o importante é não subestimarmos esta nova tendência de utilização da inteligência artificial no mercado de eventos. O potencial  revelado pelo Furo-K em testes e em recentes aparições em feiras internacionais já é incrível, e se pensarmos que isso é só o começo, poderemos imaginar o quanto essas e outras novidades poderão nos acompanhar nos próximos anos.

E atenção! Quem pense que o atendimento poderia ficar mais "frio" com os novos humanoides, se engana. Estes robôs foram concebidos para circular por espaços onde há movimento de pessoas, cumprimentando e oferecendo diversas informações. E até dancinhas e carinha de triste quando o cliente vai embora também estão no repertório do Furo-K.

O Furo-K é capaz de perceber os movimentos dos clientes, além de distinguir gestos faciais e variações na voz, o que aumenta a sua capacidade de interação com humanos. E se for bem programado por nós humanos, nunca, mas nunca mesmo, o Furo-K irá se mostrar estressado, mal-humorado ou sequer deselegante no atendimento aos nossos clientes, no que poderá fazê-lo levar vantagem significativa sobre alguns dos nossos profissionais de eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário