segunda-feira, 11 de março de 2013

É possível garantir 100% de segurança na realização de um evento?

Foto do autor - Montagem do palco para o show do Elton John
no Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB

O trágico incêndio acontecido na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no qual faleceram mais de 200 pessoas, reacendeu a nível nacional a velha polêmica sobre segurança em eventos. O debate em si é muito saudável, e aportará melhorias e soluções para evitar tragédias e diminuir acidentes. Mas, como todo debate, para se tornar proveitoso deverá ser realizado com moderação e bom senso.

Na onda do triste desfecho da boate Kiss, na semana passada a polémica sobre o tema da segurança se instalou em Brasília. O show do britânico Elton John, marcado para acontecer no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, no dia 8 de março, correu risco de ser cancelado. O motivo alegado pelo Ministério Público? O local não oferecia “100% de segurança” para a realização do evento.

100% de segurança? Segundo foi divulgado pela versão on-line da revista Veja, a promotora Maria Elda Fernandes, do Ministério Público do Distrito Federal, alegou que, mesmo com as certificações positivas concedidas ao local pelo Corpo de Bombeiros, pela Defesa Civil e pelo Detran, o CICB ainda não oferecia “100% de segurança”, motivo pelo qual ela teria ajuizado ação cautelar exigindo o cancelamento do show.

Mas, a final, é possível garantir 100% de segurança na realização de um evento? Existe algum lugar onde possamos estar 100% seguros? “Não” – foi resposta categórica que o comandante do Corpo de Bombeiros deu aos jornalistas durante a coletiva de imprensa realizada no próprio local do evento, dois dias antes do show.

E disse mais o comandante aos jornalistas: “Não há qualquer lugar no mundo onde possamos garantir que estamos 100% seguros, nem sequer nas redações dos jornais onde vocês mesmos trabalham”. A função do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do Detran é a de fazer cumprir exigências que permitam evitar e minimizar riscos de acidentes, e que possibilitem agir de forma correta quando os mesmos, infelizmente, aconteçam.

Mas, 100% seguros não estamos nem em casa, nem no trabalho, nem no trânsito, nem no mais moderno e sofisticado centro de convenções que existe, e nem no mesmíssimo prédio do Ministério Público do Distrito Federal. Por isso, o Tribunal de Justiça do DF autorizou a realização do show do Elton John, e esclareceu, em nota, que não comprovou qualquer situação de irregularidade no local, conforme sugerido pela procuradora.

O debate sobre a segurança nos eventos deverá continuar, e a manifestação de todos os envolvidos será sempre muito bem-vinda. Mas deverão predominar o bom senso e a moderação nas decisões, pois a solução para garantir a segurança terá de passar não pela simples proibição ou cancelamento dos eventos, e sim pelo real cumprimento das normas e procedimentos estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores responsáveis, leia-se: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Detran.

6 comentários:

  1. Parabéns Pablo Sainz,a sua reflexão foi exatamente o que todos precisávamos saber! Desejo sorte sucesso em sua caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Sol! Vamos continuar trabalhando com seriedade, cientes da responsabilidade que todos temos não só com a segurança, mas com a qualidade na prestação dos serviços, com o meio ambiente e com toda a sociedade.

      Excluir
  2. Pablo meu amigo! todos nós sabemos que no Brasil o serviço público só funciona quando motivado por fatos noticiados pela imprensa nacional e/ou de grande comoção social. Nestes casos, nossos agentes públicos se revestem de toda autoridade que lhes confere o cargo e a função pública. Infelizmente, para minorar a omissão costumeira, exercem de forma desproporcional e irrazoável o princípio da legalidade e confundem Tumê com Bebê.
    Que venham os próximos shows, Brasília precisa.

    ResponderExcluir
  3. Grande Eber! Infelizmente, por vezes, alguns profissionais priorizam seus próprios interesses pessoais ou de grupo, e se esquecem do interesse social, que é o interesse de todos.

    Nada contra a ação rigorosa dos "guardiões" do interesse do Estado, mas, como você bem coloca, sempre que seja sem desproporcionalidades desnecessárias. Se as exigências que nos foram colocadas fossem colocadas a todos, pouquíssimos espaços de eventos poderão trabalhar.

    E trocando de assunto, senti tua falta na noite de 8 de março. Espero que seja a última vez que você não comparta conosco um momento tão especial! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Compartilho a mesma opinião do Comandante do Corpo de Bombeiros, não há lugar no mundo que estejamos 100% seguros. O que nos cabe como produtor de eventos e a eles como agentes de segurança pública é trabalhar com todas as ferramentas possíveis para minimizar os riscos. Isso tenho certeza que foi feito pela produção do evento. Tive o prazer de assistir o show e pude constatar, como profissional da área, que estava tudo conforme as exigências legais para a realização de um evento como este.

    ResponderExcluir
  5. Mais do que isso, Igor, as exigências do Corpo de Bombeiros têm aumentado muito a partir do acidente acontecido na boite Kiss, e o Centro onde foi realizado o show do Elton John atendeu às exigências tradicionais e às novas exigências, que por sinal, encareceram em muito o projeto, mas são realmente válidas. Resta saber se essas mesmas exigências serão feitas a partir de agora para todos os centros de eventos e casas de shows.

    ResponderExcluir