sexta-feira, 18 de maio de 2012

ISO 20121: Eventos sustentáveis



Encontra-se em fase final de elaboração e deverá ser publicada nos próximos meses a norma para sustentabilidade de eventos da International Organization of Standardization - ISO 20121.

A ISO 20121 tem como objetivo principal minimizar os impactos negativos que os eventos possam provocar no âmbito social, econômico e do meio ambiente dos locais onde são realizados. Entre as recomendações deverá constar a utilização de fornecedores da região de realização do evento, dando-se prioridade à mão de obra e à economia local.

O Brasil, representado na ISO pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é um dos países que vem liderando tanto a coordenação quanto a secretaria do Comitê Técnico  encarregado pela elaboração das diretrizes dessa norma.

Fundada em 1947 em Genebra, Suiça, a International Organization Standardization (ISO) tem ganhado prestígio e reconhecimento com a criação e aprovação de inúmeras normas internacionais nos mais diferentes campos técnicos, desafiando às empresas a serem mais criativas, socialmente responsáveis e comprometidas com o meio ambiente.

9 comentários:

  1. Deveremos nos tornar defensores e praticantes de ações sustentáveis em todos os campos, inclusive no turismo e na realização de eventos. Mas temos que ter presentes as dificuldades de regiões mais afastadas no Brasil, que poderão não contar com recursos humanos qualificados e recursos materiais específicos e equipamentos apropriados para atender a demanda dos clientes de eventos que, até onde sei, cada vez andam mais exigentes. Nem sempre, talvez, poderemos trabalhar com mão de obra e recursos das regiões onde se realizem os eventos.

    ResponderExcluir
  2. É uma realidade que teremos que enfrentar com sabedoria e criatividade. Na própria empresa onde trabalho em Brasília cuidamos, entre outras, de uma secretaria de assuntos indígenas de um grande ministério, o que nos têm levado a organizar eventos em lugares tão distantes que poderia até parecer que ficam fora do Brasil.

    Nesses lugares, pequenos povoados e aldeias afastadas, por exemplo, os recursos humanos não são abundantes nem contam com a experiência daqueles que podemos encontrar nas grandes capitais, e os fornecedores também não são aqueles com os que estamos acostumados a trabalhar em Brasília, por exemplo.

    Mas nesses casos temos que nos desdobrar no nosso trabalho, conversar muito com clientes e fornecedores, e procurar encontrar soluções que, dentro do contexto e das possibilidades reais com que contamos, atendam às exigências dos nossos clientes. Mas tudo sem deixar de trabalhar com recursos humanos e materiais procedentes dos locais onde realizamos esses eventos, ou em último caso de regiões bem próximas aos mesmos.

    A pesar das dificuldades reais, creio que deverão ser bem-vindas as sugestões da norma ISO 20121, pois mesmo que elas por si só não encontrem a solução para nossas dificuldades, que pelo menos tragam o tema da sustentabilidade para o debate da organização de eventos, e que nos façam pensar na melhor forma de enfrentar e resolver problemas referentes à sustentabilidade que nos afetam a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados, é importante registrar que a participação do Brasil na formatação dessa norma, deve-se principalmente à participação das principais entidades de eventos do país na Comissão de Estudos Especiais - ABNT/CEE 142, comissão essa que durante 3 anos se reuniu para elaborar a norma ISO 20121, juntamente com outros 32 países. Tiveram participação efetiva nessa comissão, as seguintes entidades: IBEV, UBRAFE, SINDIPROM, AMPRO, ABEOC, Sec. Direitos Pessoa com Deficiência/SP, ABRACCEF e Academia Brasileira de Eventos.
      Grato pela oportunidade de registro.
      Daniel de Freitas (coordenador da ABNT/CEE 142, representante brasileiro na ISO 20121 e diretor de Sustentabilidade do IBEV)

      Excluir
    2. Prezado Pablo,
      Quero parabenizar pela visão que você expôs acima. Ela exemplifica de forma clara os desafios que temos pela frente, além de refletir exatamente as diretrizes da norma. Nesse contexto, devemos entender que Sustentabilidade é o melhor equilíbrio do tripé formado pelos eixos ambiental, social e econômico. Dessa forma, a norma propõe metas voluntárias a serem perseguidas dentro de uma matriz de maturidade aplicada ao processo de gestão sustentável do evento. Ou seja: hoje mais sustentável que ontem.

      Excluir
    3. Agradeço imensamente, Daniel, pelos seus comentários tão pertinentes. Claro que nem remotamente teria pretendido, quando redigi o pequeno texto sobre a ISO 20121, contar entre os comentários com colaboradores tão qualificados. Se soubesse, teria escrito um texto um pouco mais extenso e elaborado; mas perdi a oportunidade rsrsrs.

      Chama realmente a atenção o número de especialistas, organizações e países envolvidos na elaboração da nova norma, e isso aumenta ainda mais a expectativa de todos nós, profissionais de eventos, e da sociedade em geral, sobre o resultado final de todo esse trabalho conjunto.

      Posso imaginar o quão difícil deve ser encontrar consenso entre tantos interlocutores sobre um assunto tão complexo, mas tenho certeza de que o resultado final permitirá apontar o caminho mais apropriado para que as empresas de eventos, seus clientes e seus fornecedores, avancem cada vez mais no sentido de garantir o necessário equilibro entre meio ambiente, economia e sociedade.

      E, realmente, como você comenta, se conseguíssemos que o "hoje" seja sempre tão só um pouquinho mais sustentável do que o "ontem", estaremos dando passos firmes na construção do nosso próprio futuro. E tenho certeza de que os profissionais de eventos não ficarão de fora dessa importante luta pela sustentabilidade.

      Excluir
  3. É isso aí, vamos cuidar do meio ambiente também quando trabalhem na organização de eventos. Isso aí é muito importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que cuidar do meio ambiente em todo momento. E é bom saber que, ao trabalhar com eventos, existem muitas coisas que podem ser feitas para não afetar o meio ambiente, ou para minimizar qualquer possível dano. Essa ISO 20121 é mais um passo nesse sentido, e contribuirá para conscientizar mais um pouco os profissionais de eventos.

      Excluir
  4. já disse victor hugo, é triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem razão o grande autor de Os Miseráveis, Adriana, que foi também um grande conhecedor da natureza humana. Mas talvez consigamos mobilizar a atual e as futuras gerações para mudar essa realidade. Ações começam a ser feitas nesse sentido, e a ISO 20121 é mais um grão de areia. Mas de grão em grão poderemos chegar lá! Abraços!

      Excluir