sábado, 28 de abril de 2012

Dia do Profissional de Eventos

Dia do Profissional de Eventos
Na próxima segunda-feira 30 de abril estaremos comemorando no Brasil o Dia do Profissional de Eventos, uma homenagem mais do que merecida para todos aqueles profissionais que, discretamente, nos bastidores da produção, se entregam em corpo e alma aos cuidados dos mínimos detalhes que permitem transformar sonhos em realidade.

Esses profissionais da perfeição, nos quais pouquíssimas vezes reparamos, têm como obrigação a missão aparentemente ingrata de garantir o sucesso dos outros. É para isso que eles trabalham, para que os outros comemorem e sejam elogiados. E é isso o que eles desfrutam, o sucesso do evento como um todo e a realização e a felicidade dos clientes e os convidados.


Posso lembrar momentos em que presenciei os olhos de alguns desses profissionais brilharem de forma inacreditável em meio a um evento, ou de outros em que os vi literalmente se encherem de lágrimas. Mas é impressionante com a facilidade com que esses discretos lutadores dissimulam o brilho ou fazem desaparecer de imediato a umidade dos olhos, como que por arte de magia. Dor, cansaço, alegria ou desilusão, nada pode desestabilizá-los.


Em algo, porém, eu me sinto privilegiado. Não poucas vezes convivi com profissionais de eventos em momentos extremos, seja de decepção ou euforia, mas sempre em lugares afastados, atrás de um palco, numa sala vazia, numa cadeira esquecida num corredor solitário. Ali eles desabam, num ombro amigo, nos braços de um irmão, junto a um colega de profissão.


Mas isso aí é no dia-a-dia da produção dos eventos, isso é a rotina do ano todo, porém não vai ser assim em 30 de abril, Dia do Profissional de Eventos. Nesse dia vamos comemorar todos juntos, vamos tirar esses profissionais maravilhosos da escuridão dos bastidores e voltar para eles todos os holofotes brancos e coloridos, pois esse dia a festa é do profissional de eventos, 30 de abril a festa é nossa!


Feliz Dia do Profissional de Eventos!


Pablo Fuentes

Profissional de Eventos


2 comentários:

  1. muito bom, eu nem sabia desta data, comemoraremos amanha na produtora, uma semana antes de começarmos a montagem do Sonar Sao Paulo, Saludos Pablo...@dannthomasnews

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thomaz, até onde sei, isso ai foi uma sugestão da Academia Brasileira de Eventos e Turismo - ABEVT, que vem contando com o apoio de outras instituições ligadas a eventos e turismo.

      A primeira comemoração teria acontecido no ano passado. Neste ano de 2012 tem sido um pouco mais divulgado, e algumas empresas de eventos e cursos em faculdades já comemoraram adiantado (por causa do feriado) ou pretendem comemorar na próxima segunda-feira.

      Claro que os profissionais de eventos merecem, e por isso entendo que deveremos apoiar e divulgar essa ideia. Li em algum site que tem inclusive um projeto tramitando na Câmara dos Deputados para oficializar esse dia como Dia do Profissional de Eventos. Mas ainda falta informação sobre o assunto e maior adesão dos nossos colegas.

      Bom, é claro que não vou deixar de aproveitar a oportunidade para felicitar também a você e sua equipe, e desejar uma ótima montagem e a realização de um grande Sonar em São Paulo.

      Abraços!

      Excluir