quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeção mapeada em fachada de prédios


Uma novidade no universo dos sistemas de projeção vem chamando cada vez mais a atenção de clientes, fornecedores e profissionais de eventos, a projeção mapeada, que permite criar ilusões visuais mediante a projeção de vídeos sobre superfícies irregulares e variadas, como carros, monumentos e até fachadas de grandes edifícios.

A superfície que será utilizada como fundo para a projeção é previamente mapeada em 3D, e com a utilização de um programa computadorizado, são calculadas todas as irregularidades existentes, inclusive curvas e saliências. O filme é então adaptado de conformidade com a estrutura mapeada, evitando-se que aconteçam distorções durante projeção.

A tecnologia já existe no Brasil, e vem sendo utilizada em campanhas publicitárias, shows, desfiles de moda e outros eventos. As possibilidades vão além da imaginação, e os resultados são realmente surpreendentes. É possível criar ilusões óticas que permitem encantar a todos os públicos. Talvez essa seja hoje a forma mais inusitada de chamar a atenção de uma multidão em local público.

E o melhor, é um espetáculo feito por profissionais com o emprego apenas de computadores, softwares e projetores, não precisando sequer a utilização de papel ou tecido, evitando assim a sobra de sujeira ou detritos e não prejudicando o meio ambiente.

Assista ao vídeo que colocamos aqui, e sinta-se a vontade se quiser ver outros exemplos pesquisando no Youtube pelos termos "projeção mapeada" ou "projection mapped". Você constatará o quão alucinantes podem ser os limites da criatividade com a utilização desta tecnologia.

Leia também:
Sistema Spyder permite projeção em alta definição >>>
Sistema de projeção AVI cobre palco de 60 metros e cria efeito fantástico! >>>

2 comentários:

  1. ola PABLO !!!



    Trabalho com projeção Mapeada para festas e eventos uma tendencia do mercado, posso de mostrar meu trabalho se interessar mande um email :
    kellycris74@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa de eventos onde trabalho atende apenas órgãos públicos federais, que contam com atas de registro de preços licitadas e nelas não foi incluído até hoje esse tipo de serviço. Mas me interessaria muito conhecer o trabalho de vocês, e saber como anda o mercado e quais as novidades e as tendências da projeção mapeada. Vou mandar e-mail. Obrigado!

      Excluir