![]() |
Diego Von e Gracielle Ferreira |
Ao serem contratados para prestar serviços, recepcionistas e coordenadores de eventos são geralmente lembrados sobre detalhes relativos ao vestuário e aos adereços que poderão ou deverão ser utilizados. Na maioria das vezes, dependendo das características do evento, são exigidos uniformes e acessórios discretos.
Em eventos corporativos costuma ser utilizado em mulheres o tradicional blazer de cor preto ou azul marinho com calça ou saia na mesma cor e blusa branca, acompanhado por vezes de lenço de cor básica. Sapatos pretos não muito altos, cabelo preso e bem penteado, maquiagem leve e adereços muito discretos completam o visual ideal.
Em outros tipos de eventos, como feiras, lançamentos de produtos, apresentações culturais e esportivas, por exemplo, poderão ser empregados outros tipos de vestuários, mas respeitando-se alguns princípios básicos, entre os quais padronização, fácil identificação, visual profissional, adequação ao ambiente, praticidade, conforto, discrição e simplicidade.
A utilização de uniformes e outros padrões visuais por recepcionistas e coordenadores de eventos é uma prática internacional que tem a sua razão de ser e seu fundamento. Algo importante a se ter em conta é que esses profissionais têm a missão de fazer com que tudo dê certo no evento, motivo pelo qual precisam ser visualmente identificáveis, não devendo ser confundidos com clientes ou participantes.
O uso do uniforme destaca ainda a imagem de organização, facilitando o trabalho e evitando interpretações distorcidas da função desses profissionais. Padronizados no vestuário e na discrição da aparência física, recepcionistas e coordenadores assumirão melhor seu importante papel nos bastidores do evento, e poderão incorporar melhor o sentimento de se sentirem parte ativa de uma equipe de trabalho.
No mais, disposição para ajudar, postura correta, comportamento discreto, foco no atendimento, olhar sempre atento e um sorriso fácil e discreto nos lábios complementam de forma especial a elegância natural daqueles que fazem da excelência no atendimento a sua razão de ser profissional.