quinta-feira, 24 de julho de 2014

O desastroso domingo negro da Disneyland

60 aniversário do parque de diversões da Disney

O parque da Disney, também conhecido como Disneylandia (Disneyland Park) está a tão só um ano do seu 60º aniversário. Mas o que poucos sabem é que o mais emblemático parque de diversões do mundo, considerado um dos empreendimentos mais bem sucedidos em prestação de serviços, teve um início bastante conturbado e uma festa inaugural que "deixou muito a desejar".

Originalmente Walt Disney pensou em construir o parque perto dos estúdios Disney Productions, mas a prefeitura de Burbank negou a licença ao empreendimento. Poucos acreditavam no projeto, o que levou Walt a iniciar a construção do parque com recursos próprios. Para isso, vendeu uma casa e usou uma apólice de seguro.

Quer mais: os proprietários de outros parques de diversões, “muy amigos” do Walt, garantiram a ele que o seu projeto seria um total fracasso. Mas o genial Walt não se desanimou, e inaugurou o Disneyland Park em 17 de julho de 1955.

A festa inaugural do parque literalmente “bombou”. Foram distribuídos 20 mil convites, mas na prática compareceram mais de 35 mil pessoas. Alguns milhares entraram com ingressos falsos, enquanto outros tantos pularam a cerca por vários lugares.

Não bastassem os problemas com o excesso de público e as falhas na segurança, durante a inauguração faltou comida, houve vazamento de gás, algumas atrações não funcionaram, o Fantasyland teve que ser interrompido, e o calor intenso fez com que os sapatos dos convidados afundassem no asfalto amolecido.

É isso mesmo, produção! Os problemas durante a festa de inauguração foram tantos que fizeram com que Walt Disney considerasse esse dia como o “desastroso domingo negro da Disneylandia”. Foi assim, dando quase tudo errado no primeiro evento, que começou uma das maiores histórias de sucesso empresarial e prestação de serviços de todos os tempos!

Assista aqui a um vídeo do parque de diversões da Disney na década de 1950

Nenhum comentário:

Postar um comentário