quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeção mapeada em fachada de prédios


Uma novidade no universo dos sistemas de projeção vem chamando cada vez mais a atenção de clientes, fornecedores e profissionais de eventos, a projeção mapeada, que permite criar ilusões visuais mediante a projeção de vídeos sobre superfícies irregulares e variadas, como carros, monumentos e até fachadas de grandes edifícios.

A superfície que será utilizada como fundo para a projeção é previamente mapeada em 3D, e com a utilização de um programa computadorizado, são calculadas todas as irregularidades existentes, inclusive curvas e saliências. O filme é então adaptado de conformidade com a estrutura mapeada, evitando-se que aconteçam distorções durante projeção.

A tecnologia já existe no Brasil, e vem sendo utilizada em campanhas publicitárias, shows, desfiles de moda e outros eventos. As possibilidades vão além da imaginação, e os resultados são realmente surpreendentes. É possível criar ilusões óticas que permitem encantar a todos os públicos. Talvez essa seja hoje a forma mais inusitada de chamar a atenção de uma multidão em local público.

E o melhor, é um espetáculo feito por profissionais com o emprego apenas de computadores, softwares e projetores, não precisando sequer a utilização de papel ou tecido, evitando assim a sobra de sujeira ou detritos e não prejudicando o meio ambiente.

Assista ao vídeo que colocamos aqui, e sinta-se a vontade se quiser ver outros exemplos pesquisando no Youtube pelos termos "projeção mapeada" ou "projection mapped". Você constatará o quão alucinantes podem ser os limites da criatividade com a utilização desta tecnologia.

Leia também:
Sistema Spyder permite projeção em alta definição >>>
Sistema de projeção AVI cobre palco de 60 metros e cria efeito fantástico! >>>

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os 11 mandamentos do profissional de eventos


Em homenagem a todos os colegas Profissionais de Eventos (PDEs), deixo aqui um texto breve e bem humorado publicado no site www.blogdoseventos.com, e que reflete em parte o esforço desses abnegados lutadores que fazem acontecer os milhares de eventos dos mais diversos tipos que dia após dia se realizam.

E o que leva alguém a optar por uma vida profissional que é considerada entre as mais estressantes que existem, e ainda assim gostar dela? Pois é, já me fiz muitas e muitas vezes essa pergunta e nunca obtive sequer uma resposta minimamente consistente. Talvez nem exista um argumento racional para esse questionamento. Magia, talvez seja isso. Bem-vindos ao mundo mágico da produção de eventos!


* * * * *

Os 11 Mandamentos do Profissional de Eventos

Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental;

Não terás feriados, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga;

Terás gastrite se tiveres sorte, se fores como os demais, terás úlceras;

As tuas principais refeições serão pizzas, hambúrgueres e nuggets;

Os teus cabelos vão ficar brancos antes do tempo, isso se sobrarem cabelos;

A tua sanidade mental será colocada em questionamento antes de você completar cinco anos de atividade;

Trabalho será o teu assunto preferido, talvez o único;

A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho;

Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você;

10º Exibirás olheiras como troféus de guerra;

11º E, pior... INEXPLICAVELMENTE GOSTARÁS DE TUDO ISSO!!!

domingo, 20 de maio de 2012

Sistema Spyder permite projeção em alta definição em telas de até 24 metros de largura


O Spyder é atualmente o sistema mais completo e funcional de projeção panorâmica, controlável e programável digitalmente, e que possibilita projetar em telas de até 24 metros de largura sem perder a luminosidade e, principalmente, sem perder a definição Full HD (1920 x 1080 pixels).

Este sistema é composto por um equipamento de hardware controlado por um software próprio que permite o total controle da projeção e transmissão de vídeos de alta definição, apresentações em Power Point, transmissões simultâneas e outras fontes de vídeo, tudo na mesma tela panorâmica.

Assista ao vídeo de apenas 2,04 min., gravado durante uma premiação realizada no espaço Monte Líbano (projeção Spyder com 03 projetores DLP 5000 ansi + tela de 12,00 x 3,00m). Observe como funciona esse sistema e pense nas possibilidades que esta tecnologia incorpora na produção dos mais variados tipos eventos. Talvez e estejamos assistindo ao início do fim dos tradicionais fundos de palco impressos em lona vinílica.

Leia também:
Projeção mapeada em fachada de prédios >>>
Sistema de Projeção AVI cobre palco de 60 metros de largura e cria efeito fantástico >>>

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ISO 20121: Eventos sustentáveis



Encontra-se em fase final de elaboração e deverá ser publicada nos próximos meses a norma para sustentabilidade de eventos da International Organization of Standardization - ISO 20121.

A ISO 20121 tem como objetivo principal minimizar os impactos negativos que os eventos possam provocar no âmbito social, econômico e do meio ambiente dos locais onde são realizados. Entre as recomendações deverá constar a utilização de fornecedores da região de realização do evento, dando-se prioridade à mão de obra e à economia local.

O Brasil, representado na ISO pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é um dos países que vem liderando tanto a coordenação quanto a secretaria do Comitê Técnico  encarregado pela elaboração das diretrizes dessa norma.

Fundada em 1947 em Genebra, Suiça, a International Organization Standardization (ISO) tem ganhado prestígio e reconhecimento com a criação e aprovação de inúmeras normas internacionais nos mais diferentes campos técnicos, desafiando às empresas a serem mais criativas, socialmente responsáveis e comprometidas com o meio ambiente.

sábado, 12 de maio de 2012

Equipe de produção da Madonna monta super-palco em apenas 12 minutos!!!


Feitos incríveis podem acontecer quando, por um objetivo, conseguimos reunir elevadas doses de criatividade, tecnologia e profissionalismo. E foi assim que a equipe de produção do show da Madonna conseguiu montar, em apenas 12 minutos, o belíssimo palco para o show que a grande diva fez no intervalo do jogo no Super Bowl/1012, nos Estados Unidos. Assista ao início desse vídeo que reproduz a montagem do palco (em câmera rápida).  Realmente fascinante!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Eike Batista investe em eventos e adquire 50% do megafestival Rock in Rio

Eike Batista - Caricatura de Amarildo.


O homem mais rico do Brasil, que por mais de 20 anos vem colecionando sucessos impressionantes na implantação de megaprojetos industriais na área da mineração e, mais recentemente, na exploração e produção de petróleo, acaba de dar os primeiros passos para o que poderia se tornar a sua entrada triunfal no mercado de eventos.

Eike Batista anunciou hoje que uma das suas companhias, a IMX, adquiriu 50% das ações do Rock in Rio. O objetivo seria permitir o crescimento da marca e fazer chegar esse festival a outros países da América Latina, América do Norte e Asia. Como parte do projeto de marketing já estaria sendo avaliado o lançamento de novos produtos associados, inclusive linhas de roupas.

Para Eike Batista, a nova iniciativa forma parte de uma conceição que ele denomina de "visão 360º", onde são concebidos projetos interligados que vão além do objeto central de qualquer empreendimento, adentrando-se em outros setores como cultura, lazer ou meio ambiente. Estes últimos, além de serem também potenciais fontes de lucro, possibilitariam beneficiar as populações das regiões onde são realizados os principais empreendimentos do seu grupo empresarial.

O anúncio de hoje deverá gerar expectativas interessantes no mercado de eventos no Brasil, devido à tradicional carência de recursos destinados a esse setor. O esperança de muitos é que a  iniciativa do bilionário brasileiro motive outros importantes empresários a investirem no setor. A próxima edição do Rock in Rio no Brasil está prevista para o mês de setembro de 2013, e o mega-evento já contaria com patrocínio de mais de R$ 100 milhões.

________________________
Para conhecer mais sobre a trajetória e a visão desse importante empreendedor brasileiro, consulte o livro "Eike Batista, o X da questão", publicado pela Editora Sexante, Rio de Janeiro, 2011.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Brasil já é o 7º maior receptor de eventos internacionais do mundo

Centro de Convenções Ulisses Guimarães - Brasília
A Associação Internacional de Congressos e Convenções (International Congress and Convention Association - ICCA) divulgou hoje, no seu relatório anual, a informação de que o Brasil assumiu a 7ª colocação entre os países que mais receberam eventos internacionais em 2011.

Segundo a ICCA, o Brasil foi sede de 304 eventos internacionais no período de referência, o que representa um crescimento de 10% em relação com o ano anterior, quando foram realizados 275 eventos desse tipo. Se comparado com o ano de 2003, esse crescimento foi de 390%. 

O Brasil subiu duas colocações no ranking de países que mais recebem eventos internacionais, segundo os critérios da ICCA, passando da 9ª para a 7ª colocação, sendo o único país da América Latina entre os 10 primeiros colocados.

Houve também, segundo o relatório da ICCA, crescimento no número de cidades brasileiras sedes de congressos e convenções internacionais. Ao todo, foram 57 cidades, o que representa 18% a mais que em 2010.

A Associação Internacional de Congressos e Convenções - ICCA reúne importantes especialistas nas áreas de organização, transporte e acomodação de encontros e eventos internacionais e conta com mais de 900 empresas e organizações associadas em 87 países.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC trabalha por uma maior profissionalização do setor

Osvaldo Barbosa, Anita Pires, Roosevelt Hamam, Paulo G. Oliveira Filho,
Mariana Galvão e Eduardo Mello (Foto: site ABEC)
Visando a maior profissionalização do mercado de eventos no Brasil, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC contratou o escritório “Paulo Gomes de Oliveira Filho Advogados Associados”, que conta com mais de 40 anos de experiência no direito civil e especializado no mercado de comunicação, para trabalhar na elaboração de um contrato padrão de prestação de serviços, uma tabela de referência de valores e um manual de melhores práticas. O anúncio foi feito no dia 27 de abril de 2012. Mais informações no site da ABEOC (www.abeoc.org.br).

quinta-feira, 3 de maio de 2012

19ª Edição da Agrishow em São Paulo

Termina amanhã, sexta-feira 04 de maio, a 19ª Edição da Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola da América Latina, que acontece no interior de São Paulo. O evento vem se destacando pela variedade de produtos e as novidades para o homem do campo, desde sementes e técnicas de cultivo até máquinas modernas. A expectativa é receber 150 mil pessoas procedentes de 50 países diferentes, gerando R$ 2 bilhões em negócios.