terça-feira, 27 de novembro de 2012

Perfeccionismo é coisa de menina tocadora de piano?

 Nelson Rodrigues - Foto: divulgação


É do saudoso e sempre polêmico Nelson Rodrigues uma frase que chega a provocar até arrepios em muitos profissionais de eventos: "perfeccionismo é coisa de menina tocadora de piano".

Nascido em Recife, em 1912, um dos escritores mais importantes do teatro brasileiro, Nelson estaria completando agora 100 anos. Mas, o que teria levado o talentoso artista a idealizar essa frase? Justo ele, que foi sempre, como profissional das artes, um incansável batalhador na busca pela perfeição?

Nelson Rodrigues era, como sabemos, além de gênio da literatura e do teatro, uma pessoa que cultuava como poucos a arte de polemizar, e daí surgiram não só esse, mas outros muitos célebres comentários polêmicos. Digamos que, como polemista, ele se empenhou e chegou inclusive bem perto da perfeição, gerando controvérsias até depois de morto.

O importante é que o Nelson, do seu jeito, trouxe à tona o tema do perfeccionismo, que tem tudo a ver não apenas com a arte que o fez famoso, o teatro, mas com todas as manifestações artísticas e outras muitas manifestações afins, entre as quais a produção e organização de eventos.

No mundo dos eventos, assim como nas mais diversas manifestações das artes, a busca pela perfeição deverá nos orientar sempre que possível. Não existiria arte de nenhuma espécie sem a busca insistente pela perfeição, da mesma forma que os eventos se tornariam muito, mas muito chatos, se não contassem ao menos com uma leve dose de perfeccionismo.

Por isso, se você, como eu, se empenha também na busca pela perfeição na produção de eventos, não leve a mal essa frase do Nelson, e aceite-a, no fundo, como um singelo elogio.

Aproveitemos a “provocação” do Nelson Rodrigues e ofereçamos a ele uma justa e merecida homenagem no ano do seu centenário. No final das contas, ele, como poucos, com o seu exemplo, nos ensinou a todos da importância de acolher dentro de nós aquela menina que, tomara, se mantenha por sempre tocando piano em todos e cada um dos eventos que organizamos.

4 comentários:

  1. Pablo, quero começar elogiando o seu belíssimo trabalho realizado neste blog. Em Brasília ainda não tinha conhecido um blog tão destinado para os profissionais de eventos tão completo e específico para o dia-a-dia.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Sol! Sinto prazer em escrever sobre um tema que me toca tão de perto. Tenho aprendido coisas interessantes nesses anos todos que venho me desempenhando como profissional de eventos, e me satisfaz muito repassar parte desse conhecimento aos outros colegas mais novos. Lamento apenas não poder contar com mais tempo para este projeto. Mil abraços!

      Excluir
  2. Quando eu acho que você escreveu o melhor post do blog, você me surpreende novamente!!!
    Sempre nas minhas leituras semanais, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito por tão especial elogio, Leila, e me enche de orgulho saber que já conto até com uma leitora cativa que visita o blog semanalmente. Olha aí que responsabilidade a minha a partir de agora, nunca mais poderá passar uma semana sem que eu tenha publicado um novo post! rsrsrs É muito gratificante saber que pessoas como você leem e até gostam do que escrevo. Tomara que você volte sempre! Obrigado!

      Excluir