sábado, 17 de novembro de 2012

Lonas utilizadas em banners, fundos de palcos e outras peças promocionais de eventos não precisam virar lixo

Bolsas confeccionadas com lona vinílica reaproveitada

Difícil imaginar um evento de médio ou grande porte que não utilize a conhecida lona vinílica, empregada na confecção de fundos de palcos, painéis, pórticos, outdoors, backdrops, banners e outros materiais promocionais. Servem para divulgar informações sobre o evento e seus patrocinadores, dando vida e colorido aos diversos ambientes e cenários. Mas quando termina o evento, todo esse material, via de regra, vai parar no lixo.

Milhares de toneladas de lonas usadas em eventos vão se acumulando de ano em ano nos lixões das grandes cidades, uma quantidade que tem aumentado de forma significativa, e vem deixando apreensivos especialistas e pessoas preocupadas com o meio ambiente. O problema? Esse material demoraria 400 anos para se decompor naturalmente.

Mas saiba que as lonas utilizadas em eventos não necessariamente têm que virar lixo, podendo-se dar a elas outros destinos mais nobres e inteligentes. Pelo fato de serem confeccionadas com uma mistura de substancias diferentes, entre as quais PVC e fibra de nylon, essas lonas não podem ser facilmente recicladas, mas podem muito bem ser reutilizadas.

Existem dezenas de projetos e oficinas especializadas no reaproveitamento de este tipo de materiais, que o utilizam na confecção de uma incrível variedade de produtos artesanais, que vão desde bolsas, carteiras e pequenos estojos até roupas e bijuterias. E muitas dessas empresas contam até com sistema de coleta gratuita desses materiais. É só ligar para elas.

Por isso, após o fim do seu evento pense duas vezes antes de descartar no lixo as peças confeccionadas com lona vinílica. Lembre-se de que não custa nada entrar em contato com uma das tantas instituições interessadas na sua reutilização e oferecer esse material a ela. Dessa forma todos se beneficiam, e o meio ambiente, mais uma vez, agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário