sábado, 24 de novembro de 2012

Desabamento de estrutura em box truss provoca morte em evento no Rio de Janeiro

Feira Brasil Rural no Rio de Janeiro - 2012
Um pórtico confeccionado em box truss, que formava parte da feira Brasil Rural Contemporâneo, no Rio de Janeiro, caiu hoje e provocou a morte de uma pessoa e ferimento em outras três.

A feira estava instalada na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, e era organizada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. Ao que tudo indica, o acidente foi provocado por uma forte rachada de vento no local, que derrubou a estrutura de alumínio instalada próxima à praça de alimentação da feira.

Peritos da 9ª DP (Catete) são os responsáveis pela perícia no local e deverão acionar a empresa responsável pela montagem para determinar as causas do acidente. Testemunhas teriam relatado que o pórtico metálico não contava com cabos de aço para sua sustentação.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não sei, Deivison, se nesse caso em particular se aplica o velho ditado que disse que "o barato sai caro". Não sei se a causa foi a utilização de "mão de obra barata", mas posso garantir, sem medo de errar, que "mão de obra despreparada" dá nisso.

      Nesses anos todos trabalhando com eventos, tenho percebido que embora exista uma relação natural "preço/qualidade", essa relação nem sempre é mecânica, e não se aplica ao 100% dos casos.

      Tenho contratado serviços a preços acessíveis que têm sido muito bem executados, e tenho contratado outros, a preços absurdos, quase abusivos, que tem resultado literalmente num lixo.

      Mas concordo com você, às vezes tentando economizar "uns trocados", alguns clientes ou empresas optam por contratar profissionais desqualificados, ou às vezes até pessoas não-profissionais, e o resultado pode ser desastroso, ainda mais quando se trata de montagens de estruturas.

      Abraços!

      Excluir