quinta-feira, 7 de junho de 2012

São Paulo pode se tornar sede da Exposição Universal, uma espécie de "copa do mundo" das exposições


A cidade de São Paulo pode se tornar a sede da maior e mais importante feira do mundo, a Exposição Universal, um megaevento que acontece a cada cinco anos e dura seis meses, e que em vários aspectos organizativos, de divulgação e de participação de público assume dimensões equivalentes a uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada.

Esta exposição acontece desde o século XIX, e suas edições têm se caraterizado por expor ao público, pela primeira vez, marcos mundiais da arquitetura, a arte, o design, o comércio ou grandes projetos da humanidade, como o telefone, que foi apresentado na edição da Filadélfia, Estados Unidos, em 1876.

A candidatura foi apresentada pela Prefeitura da cidade com o nome EXPO São Paulo, e a data sugerida é de 15 de maio a 15 de novembro de 2020. O evento, que aconteceria pela primeira vez na América Latina, seria realizado no Centro de Convenções e Exposições de Pirituba, na região noroeste de São Paulo, ocupando uma área de cinco milhões de metros quadrados, algo em torno de quatro vezes o tamanho do Anhembi, atualmente o maior centro de exposições da cidade.

tema escolhido para a EXPO São Paulo reflete uma preocupação universal: "Força da diversidade, harmonia para o crescimento". A intenção dos organizadores é que essa edição da Feira permita apresentar os estilos de vida das futuras gerações, possibilitando o debate em torno ao significado de um novo mundo se fronteiras, mais integrado e em maior interação.

A estrutura para a realização da EXPO São Paulo, em caso de que essa cidade resulte finalmente vencedora, contará com extensas áreas de exposições, centro de conferências, shopping center, hotéis e outras instalações. Está prevista inclusive a realização de melhorias para facilitar o acesso à região, incluindo a construção de uma nova linha de metrô e uma nova estação para ser incorporada à linha 7.

Outras informações sobre a candidatura da Cidade de São Paulo como sede da Exposição Universal poderão ser obtidas no site www.saopauloexpo2020.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário