domingo, 22 de abril de 2012

Todos podemos e devemos ser criativos



Escultura "Cabeça de Touro" - (1943) Pablo Picasso
Confeccionada com um selim e um guidão de bicicleta 
Profissionais criativos são cada vez mais valorizados no mundo dos eventos, pois costumam encontrar soluções eficazes e diferenciadas que agradam, agregam valor e ajudam a desfazer impasses e situações imprevistas que, em todo momento, insistem em aparecer durante a produção e a realização de um evento.

Mas saiba que a imensa maioria das ideias criativas não precisa da genialidade de um Albert Einstein ou um Pablo Picasso. Embora existam pessoas com natureza mais criativas do que outras, todos podemos agir com criatividade. Basta nos propormos esse objetivo, observar as possibilidades à nossa volta, e tentarmos trilhar novos caminhos partindo daqueles caminhos que já percorremos.

Criatividade muitas vezes não provêm de tentarmos encontrar algo totalmente novo. Não precisamos "re-inventar a água morna" para sermos criativos. Uma solução criativa muitas vezes está mais próxima do que imaginamos, podendo ser encontrada ao interligar aquilo que várias pessoas pensaram. Por isso mais uma vez insistirmos na importância do trabalho em equipe, pois ele, não tenha dúvidas, irá favorecer sempre o surgimento de soluções criativas.

4 comentários:

  1. Todos nós nascemos criativos, amigo Pablo... A questão é que esse potencial pode ser estimulado ou bloqueado pelas famílias, escolas ou empresas. Por isso, temos que estimular que nossas equipes exercitem a habilidade de ver tarefas, oportunidades e problemas por um prisma alternativo. Esse tem se mostrado o caminho para as grandes ideias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Flávio. Todos temos a capacidade criativa, mas deveremos desenvolvê-la ao longo da vida, dentro do contexto familiar, profissional e social. O importante e que tenhamos sempre ligado o "prisma alternativo", para que possamos encontrar as melhores fórmulas de interação do pensamento que nos permitam encontrar novas soluções para velhos problemas. É na capacidade criativa que existe a chave não apenas da superação profissional, mas da evolução da humanidade.

      Excluir
  2. Acredito ser muito criativo, mas como posso mostrar meu potencial, como devo divulgar meu trabalho? Sei que tenho um diferencial enorme quando comparo o que eu faço com o que encontro por ai, mas não consigo mostrar esse diferencial. Gostaria da sua opinião sobre meu trabalho, e se não fosse abusar como devo divulgar e beneficiar as pessoas e profissionais com minha metodologia BDI base de dados inteligente. Veja um produto criado com essa técnica de construção de planilhas: http://www.youtube.com/watch?v=VIDa4PTE5qA&feature=related
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O potencial criativo não é mais do que a capacidade que temos de enxergar caminhos diferentes na busca por soluções. Mas acredito que para sermos "aceitos" socialmente como uma pessoa criativa temos que utilizar essa criatividade para produzir, transformar e agir sobre o ambiente e adequá-lo às nossas necessidades ou às necessidades de outras pessoas.

      A única forma de mostrar o nosso potencial criativo é fazendo uso dessa criatividade no nosso dia a dia, no nosso trabalho, nos nossos projetos, no colégio ou faculdade, nas nossas relações humanas, na forma de solucionar os inúmeros desafios que enfrentamos cotidianamente, etc.; ou inclusive quando expomos um projeto ou uma realização nossa, por simples que ela possa parecer, como o vídeo sobre técnicas de construção de planilhas que você postou no Youtube, que eu visitei, curti e comentei, porque achei ele bem didático, agradável de ser visto e de fácil compreensão para todos, objetivos que só se conseguem fazendo uso de uma significativa dose de criatividade.

      Excluir