sábado, 24 de dezembro de 2011

O perfil do profissional de Eventos (I)

resiliencia perfil profissional eventos
Foto tomada do site www.beercards.com.br
Quando me perguntam sobre a principal competência que, em minha opinião, definiria o perfil ideal de um profissional de eventos, não penso duas vezes para responder: “resiliência”.

O termo “resiliência”, cada vez mais em moda no mundo dos recursos humanos, provém da física, e na sua origem serviria para identificar a capacidade dos materiais de suportar grandes impactos de temperatura e pressão, sofrendo deformações, mas conseguindo aos poucos se recuperar e voltar à sua forma anterior.

E é precisamente isso, um elevado nível de resiliência, o que faz na prática com que um bom profissional se destaque no cada vez mais competitivo mercado de produção de eventos.

Submetido a constantes e elevadas doses de pressão e estresse, o profissional de eventos deverá agir sempre com uma extraordinária capacidade de resistir a situações adversas e imprevistas, e mesmo sendo física e emocionalmente afetado por estas situações, deverá saber se recuperar com relativa rapidez, sem perder a paciência e a serenidade.

Na física, quanto maior for a resiliência de um material, mais flexível e resistente ele é. De forma semelhante acontece com o profissional de eventos. E a resiliência não deverá se restringir apenas à capacidade do profissional de suportar um elevado nível de estresse, é preciso que ele saiba fazer uso das adversidades para melhorar ainda mais o seu desempenho profissional.


Entre as qualidades que mais se destacam em uma personalidade resiliênte encontram-se a capacidade de resolução de problemas, a autoconfiança, a inteligência emocional, o comprometimento, a proatividade, a facilidade de trabalhar em equipe, a empatia, o otimismo e a persistência.

Leia também: O perfil do Profissional de Eventos (II) >>>

3 comentários:

  1. Uma boa amiga e muito experiente gerente de eventos me sugeriu por e-mail que acrescentasse "comprometimento" às qualidades do profissional de eventos. Sugestão mais do que aceita. Ela tem razão. De nada serviriam todas as outras qualidades relacionadas no final do texto se faltasse o comprometimento do profissional: comprometimento com o seu trabalho, com o cliente, com a empresa na qual trabalha, com a qualidade, com a ética, comprometimento com a sua profissão.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Pablo,

    Super oportuna a publicação...estou trabalhando na estruturação de um curso pós técnico de eventos corporativos. Preciso saber qual o perfil profissional/a necessidade do mercado/empresa que contratará essa pessoa.

    Você teria algum modelo de pesquisa para compartilhar comigo...
    Pode enviar para amtepedino2007@hotmail.com

    Grata,

    Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Alice! Não, realmente não conheço modelos específicos de pesquisa sobre esse tema, mas se tiver alguma outra forma de poder ajudar pode contar comigo. Abraços, Pablo.

      Excluir